Cirurgia Geral

É a especialidade cirúrgica que compreende a região abdominal (esôfago, estômago, intestinos, fígado, colon, pâncreas, vesícula biliar e dutos biliares). Ela trata de doenças envolvendo a pele, os seios, tecidos moles e hernias. Também fazem parte a Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Ultimamente, tem havido uma grande predominância das cirurgias minimamente invasivas, e um considerável entusiasmo está se criando em torno da cirurgia robótica, apesar da falta de dados sugerindo que haja benefícios significativos em relação ao seu alto custo.

Apendicite Aguda – Inflamação aguda do apêndice.Na sua forma típica, inicia com dor em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e eventualmente vômitos

Carcinoma Basocelular – Esta lesão é a lesão maligna de pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. É comum em pessoas após os 40 anos de idade com pele clara.

Carcinoma Epidermoide de Pele – Esta lesão constitui-se da proliferação celular da camada epidermóide da pele (a mais superficial). Caracteriza-se por ser extremamente invasiva, ou seja, agressiva, podendo ocasionar metástase em cerca de 1 a 5% dos casos, representando seu carácter maligno

Cálculos Biliares – Cálculos biliares ou cálculos das vias biliares, tecnicamente são chamados de litíase biliar. Litíase vem do grego “lithos”- pedra. De fato, cálculos são pedras mais ou menos duras

Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico – O refluxo gastro-esofágico tem como sintoma típico a azia que também denomina-se de pirose. É um sintoma comum e com freqüência incomoda muito, obrigando os pacientes a procurar um médico para a resolução do problema.

Cirurgia Laparoscópica – Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen, através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópio.

Cisto Sebáceo – Esta lesão desenvolve-se a partir do acúmulo de conteúdo cístico na glândulas sebáceas, adjacentes ao folículo piloso, que pode ser localizado tanto na epiderme quanto na derme.

Colecistectomia – Cirurgia da Vesícula Biliar – Colecistectomia é das operações mais realizadas e a mais freqüente das cirurgias abdominais. É segura, com mortalidade e índice de complicações muito baixas.

Hérnia Abdominal – É a protrusão (saliência) de uma porção do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido.

Lipoma – Lipoma é um tumor benigno de tecido mole, mais especificamente de gordura mais, comum no adulto. Seu crescimento ocorre, frequentemente, de forma progressiva, agregando à pessoa acometida grande incômodo estético e físico.

Melanoma – O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal que existe. Tem sua origem nos melanócitos que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele).

Orientações para o Dia da Cirurgia – Documentos, Jejum, Medicações, Cuidados Gerais

Sarcoma de Partes Moles – Tumor de Partes Moles – É um tipo de câncer que pode afetar um grupo de tecidos localizados entre a epiderme e as vísceras, podendo ser tumores de cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo ou de suporte, exceto ossos, que também pode ser acometido por este tipo de neoplasia.

Unha Encravada – É resultado do mau corte das laterais (cantos) das unhas. A unha mal cortada forma uma ponta em sua extremidade, que, associado ao peso do corpo, sapatos mal dimensionados, faz com que a pele que fica embaixo da unha cresça ao redor da unha.